Pages

sábado, julho 10, 2010

O maior prêmio individual do futebol

A FIFA divulgou, nesta sexta-feira, os candidatos ao prêmio Bola de Ouro adidas, que premiará, no próximo domingo, após a finalíssima entre Holanda e Espanha, o melhor jogador da Copa do Mundo da África do Sul.

Iniesta, David Villa, Xavi, Robben, Sneijder, Özil, Schweinsteiger, Forlán, Asamoah Gyan e Messi são os atletas que concorrem a honraria.

Mas existem dois desses jogadores que, além de liderarem a artilharia do Mundial, com cinco gols, são os principais favoritos para a conquista do troféu: Sneijder e David Villa.

Sem levar em consideração a dor provacada pelos gols marcados em cima do Brasil deixo Sneijder de lado e aponto David Villa como grande astro do Mundial.

Sua importância para a Espanha nessa Copa do Mundo é tão significante quanto a de Romário para o Brasil, em 1994. Não estou comparando talentos, mas, sim, poder de decisão e eficiência. Pois, assim como Baixinho, nos Estados Unidos, David Villa levou a Espanha até a inédita final deixando de marcar em apenas uma partida.

Antes do jogo válido pelas semifinais, contra a Alemanha, Villa era o autor de 99% dos gols espanhóis. O único tento marcado pela Fúria sem a sua assinatura, até então, era de Iniesta, na vitória por 2 a 1, sobre o Chile.

Sneijder tem os seus merecimentos. Teve uma temporada fantástica pela Inter de Milão conquistando todos os títulos em disputa, mas o que está em jogo agora é o desempenho na Copa do Mundo.

E para tirar esse prêmio das mãos de Villa, o holândes terá que se apresentar de forma marcante e inesquecível na última partida da Copa. Algo a nível do francês Zidane, em 1998, quando marcou dois gols sobre o Brasil, ou do inglês Geoff Hurst, em 1966, que se tornou o único jogador a marcar três vezes numa final de Copa do Mundo.

Foto: Kai Fürsterling/EFE

0 comentários:

Postar um comentário