Pages

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Rio 40 Graus


O Rio de Janeiro é o estado que dá maior valor aos campeonatos estaduais. Por isso, o Campeonato Carioca é o estadual mais legal de assistir do país. A fórmula também ajuda muito, dois turnos rápidos, com semifinais e finais, deixa a competição mais emocionante, com muito clássicos.

O Cariocão 2010 tem como principal destaque o Flamengo. O melhor time do Brasil em 2009 vai buscar o tetracampeonato esse ano, feito inédito na história do clube. É verdade que o Flamengo é um time diferente, forte, principalmente quando se trata de estadual. O time é muito bom, mas acho difícil que o rubro-negro consiga conciliar a Libertadores, torneio que é prioridade em 2010, com o Carioca.

Com o Flamengo fora do páreo, o Fluminense surge como principal favorito ao título. A equipe terminou 2009 jogando um futebol mágico, bonito e vencendo as partidas. Manteve a base, com o técnico Cuca, e seus principais astros Conca e Fred. Ainda contratou o lateral-esquerdo Júlio César, que se repetir o que fez no Goiás, deve brilhar nas Laranjeiras. Vai ser difícil segurar o Flu nesse começo de ano.

Quem corre por fora é o Botafogo, que contratou bons nomes, como o uruguai El Loco Abreu, o argentino Herrera. Mas o torcedor do botafogo está se iludindo, principalmente com Abreu. Ele é um bom nome, nada mais do que isso, sabe fazer gols, será útil ao Botafogo, mas não vem para ser o salvador da pátria. O próprio técnico Estavam Soares já admitiu que o alvi-negro ainda não tem um time, está em processo de formação.

O Vasco foi o time que mais contratou para a temporada. Mas isso não significa qualidade. Muitas apostas, a maior delas em Dodô, que eu acredito ser um bom nome, mas vai ter que provar que ainda pode jogar futebol em alto nível. O torcedor vascaíno terá que ter paciência, o time tem que subir um degrau de cada vez. Vagner Mancini é um bom treinador, vai montar um bom time, mas precisa de tempo. O Cariocão 2010 parece um sonho distante para o clube.

A fórmula de “tiro curto” do campeonato, dá chances para os clubes pequenos surpreenderem. Ano passado foi o Resende, que eliminou o Flamengo e foi a final da Taça Guanabara. Este ano, pode ser o América, que voltou a mídia no ano passado, tendo Romário como o “poderoso chefão” e esse ano ainda terá Bebeto como treinador. A dupla que encantou os brasileiros em 94, pode fazer ressurgir o futebol do América.

O Campeonato Carioca começa no próximo fim de semana, com destaque para Flamengo e Duque de Caxias, que fez um bom papel na Série B do Brasileirão e pode surpreender na estréia. É esperar para ver esse campeonato que deve pegar fogo.

1 comentários:

Paulo Heitor disse...

Esse é o ano do Flu! Ou do do bota? Eles contrataram bem né...
krl não sei...e tem o flamengo, atual campeão rs
O vasco vai cumprir tabela, ctz. Time de segunda!

Postar um comentário