Pages

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Gauchão: Rivalidade a flor da pele


Dono do futebol mais aguerrido do País, o Estado do Rio Grande do Sul também dá início ao seu campeonato neste final de semana. A partida de abertura será entre Caxias do Sul e Inter de Santa Maria, no estádio Francisco Stedile, às 19h30.

Com a mesma fórmula de disputa dos últimos três anos, onde os 16 clubes participantes são divididos em dois grupos, O campeonato será executado entre as Taças Fernando Carvalho e Fábio Koff. Nos dois torneios, as quatro melhores equipes de cada grupo se classificam, realizando jogos eliminatórios apartir das quartas-de-final. Os campeões de cada taça fazem a final do Campeonato Gaúcho em jogos de ida e volta.

Atual Bi-campeão gaúcho, o Colorado começa a temporada de 2010 com o pensamento voltado para a Copa Libertadores da América. O time do Beira-Rio manteve a base da temporada passada e sonha com um ano mais vitorioso do que foi 2009 - ano do centenário do Clube em que obteve apenas a conquista do Gaúchão.

Para o comando da equipe, o Internacional trouxe Jorge Fossatti. Técnico uruguaio que recentemente conquistou a Copa Sulamericana à frente da LDU do Equador. Com contratações discretas como: Thiago Humberto(ex-Barueri), Wilson Mathias (ex-Monterrey do México) e o Uruguaio Bruno Silva (ex-Ajax da Holanda), o Internacionbal tentará conciliar a competição com a Copa Libertadores para ampliar sua vantagem de conquistas sobre o arqui-rival Grêmio.

O Colorado é maior vencedor do Estado com 39 títulos, enquanto os gremistas têm 35 troféus.

No Grêmio as expectativas são uma só: acabar com a hegemonia Colorada no Estado. Após ver o rival conquistar o Mundo e nos últimos três anos conquistar apenas um título, o Tricolor do Rio Grande Sul começa 2010 disposto a se tornar a principal potência do Estado.

Com uma lista de reforços encabeçada pelo novo técnico Silas, o Grêmio conta com as chegadas de: Maurício (ex-Palmeiras), Borges e Hugo (ex-São Paulo), Ferdinando e William (ex-Avaí) e Leandro (ex-Verdy Tokio).

O Grêmio espera aproveitar o fato do rival estar com a cabeça na Taça Libertadores para recuperar o prestígio que foi de superioridade Colarada na última década.

O último título gaúcho fora dos domínios da dupla Gre-Nal aconteceu há exatamente dez anos. Na ocasião, o Caxias do Sul venceu o Grêmio na decisão e levantou o primeiro título estadual de sua história.

Os outros participantes da edição 2010 que já conquistaram o Campeonato foram Juventude em 1998 e Pelotas no ano de 1930.

Para a temporada que se inícia no próximo sábado, é difícil apontar um favorito que não sejam os tradicionais Internacional e Grêmio. Juntos os dois venceram 74 dos 89 campeonatos já disputados.

0 comentários:

Postar um comentário