Pages

sexta-feira, janeiro 15, 2010

O Estadual mais badalado do Brasil


O Campeonato Paulista é o mais equilibrado e o mais badalado dos Estaduais do País. Com jogadores como Ronaldo, Marcos, Rogério Ceni e Giovanni distribuidos pelos grandes clubes do Estado, a promessa de fortes emoções e belas partidas estão garantidas para a edição de 2010.

Atual Campeão e dono da maior quantidade de troféus no Estado -26 no total-, o Corinthians, no ano em que comemora o seu Centenário, começará as atividades almejando conquistar todos os títulos que disputar. Porém, a equipe de Ronaldo e cia, sofre por uma obsessão, e essa obsessão é conhecida pelo nome de: COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA.

Com contratações que dividem opiniões, o Timão espera manter o equilibro e obter sucesso nos dois campeonatos.

Se a canoa ameaçar naufragar devido à quantidade de jogos, certamente, jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida irão priorizar a competição Sul-Americana, deixando de lado o Paulistão - o que eu acredito acontecer desde o início.

Roberto Carlos, Tcheco, Iarley e Danilo foram as apostas da diretoria para dar experiência e qualidade ao elenco nesta temporada. O problema, é que a idade de toda essa qualidade se somada, alcançará 134 anos.

Para os mais otimistas, essa maturidade será o ponto forte do time em 2010. Já os pessimistas temem que a tal experiência faça o Timão perder o rumo e fracassar no Paulistão e na Libertadores.

Vice-Campeão de 2009, o Santos passa por um período de interrogações. Com mudanças na politica do Clube, o Peixe começa o Paulistão querendo surpreender a todos. Sem grandes contratações, as esperanças caem nos ombros de Giovanni. Apesar da idade avançada, 37 anos, os torcedores santistas depositam no craque de 1995, as expectativas de uma reprise do bom futebol apresentado pelo craque em sua histórica passagem pelo Clube.

Com contratações de talentos questionáveis como Durval (ex- Sport), Bruno Rodrigo (ex-Portuguesa) e Bruno Aguiar (ex-Guarani), o Alvinegro tem agora no comando, o técnico Dorival Júnior. O treinador tem um currículo vitorioso e uma grande capacidade de montar equipes.

Com a cabeça de Corinthians e São Paulo voltadas à Libertaodres, as chances de um triunfo aumentam para o Peixe. A equipe vai precisar mostrar entrosamento e espirtio de grupo para transformar em realidade o sonho de conquistar o 18º título estadual.

O São Paulo se encontra nas mesmas condições do arqui-rival Corinthians. Tendo a Copa Libertadores como objetivo principal para o primeiro semestre, o técnico Ricardo Gomes espera aproveitar o entrosamento que a base das últimas temporadas tem, para alçar vôos mais longos que os rivais.

Para essa temporada o time do Morumbi, contratou André Luis, Xandão e Fernandinho (ex-Barueri), Carlinhos e Marcelinho Paraíba (ex-Coritiba) e Léo Lima (ex-Goiás).

Apesar da Libertadores, o São Paulo pode sim ser apontado como um dos favoritos ao título do estadual. O time aparenta ter uma tranquilidade maior que o Timãol para conciliar as competições e o entrosamento do elenco tem tudo para ser fator relevante em 2010.

Já o Palmeiras entra na competição com o fantasma de 2009 à sua porta. A equipe do Palestra Itália, liderou com folga os Campeonatos Paulista e Brasileiro passados, e no final terminou o ano sem conquistar absolutamente nada.

O time de Muricy Ramalho começa 2010 querendo acabar de todas as formas com a imagem de equipe "pipoqueira".

Sem fazer muitas contratações, por enquanto, Márcio Araújo (ex- Atlético-Mg), Léo (ex-Grêmio) e Eduardo (ex-Guarani), Muricy terá a oportunidade de começar o ano à frente do time e corrigir as falhas que fizeram o Palmeiras despencar no Brasileirão.

Se eu tivesse que apontar um favorito concreto para o título estadual, apostaria minhas fichas no Verdão. Apesar de ter a Copa do Brasil em conjunto com o Paulista, a necessidade do Palmeiras dar uma satisfação à torcida é enorme, e empenho não vai faltar aos jogadores.

Sem contar com o atacante Vagner Love, que partiu para a Gávea, o Palmeiras necessita, urgentemente, de um atacante. O resto do time é competitivo.

O que a torcida espera, é que a força de vontade do time resista até o final do Campeonato, sem fazer um pit stop nas fases decisivas, como foi rotineiro em 2009.

Por conta do alto nível do Paulistão, ninguém se surpreenda se alguma equipe do Interior surgir com força e levar o caneco para longe dos domínios dos tradicionais clubes. Álias, a aparição de equipes pequenas com um futebol vistoso no Paulistão é comum, e sempre preocupam os quatro grandes do Estado. Agora, é só acompanhar e vermos se a força se mantém entre os tradicionais ou se alguma equipe do Interior irá desbancá-los.

1 comentários:

Paulo Heitor disse...

MONTE AZUL vai apavorar! rsrsrsrs
Agora é serio, esse campeonato vai ser mto chato sem o charme
do Guarani, Noroeste, Guaratinguetá, noroeste e Juventus. Que bosta!
Pelo menos tem o Botafogo/RP rsrs

ps: duvido que o santos vá bem rs

Postar um comentário