Pages

domingo, agosto 21, 2011

O trabalho começou bem.Agora é dar continuidade.

Ney Franco começou o trabalho. Agora é só não desperdiçar
Qual o principal objetivo das categorias de base? Ganhar títulos ou revelar jogadores? Sou daqueles que acha muito mais importante a descoberta de novos talentos. Esse título, incontestável, da seleção de Ney Franco me fez pensar no assunto. O último sub-20 conquistado pelo Brasil foi em 2003. Vamos analisar a carreira daqueles jovens promissores de quase dez anos atrás.

Quatro jogadores campeões aquele ano, hoje defendem a seleção principal de Mano Menezes. O lateral-direto Daniel Alves, sem dúvida foi o que se deu melhor na carreira. É titular do Barcelona, o melhor time do mundo. Os outros três são Adriano, reserva do mesmo Barcelona, Jefferson, goleiro do Botafogo e Fernandinho, meia do Shaktar Donetsky.

Outros já chegaram a vestir a amarelinha, como Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Nilmar. Existem ainda aqueles que são destaques no Brasil. Dagoberto no São Paulo e Kléber no Palmeiras, só para ficar em dois exemplos.

Cheguei aonde eu quero chegar. O único daqueles jogadores campeões sub-20 em 2003 que construiu uma carreira internacional vitoriosa e incontestável é Daniel Alves. Todos os outros são discutíveis. Bons jogadores, não tenho dúvidas disso. Mas não sei se gostaria de ver nenhum outro com a camisa da seleção principal.

Agora eu me pergunto. Será que essa seleção campeã em 2011 dará frutos para a seleção principal? Danilo já foi convocado. Bom jogador e versátil, vejo grande futuro para o lateral santista. Que já está vendido para o Porto. O volante são paulino, Casemiro também me dá bastante esperança. Técnico, seguro. Talentoso. Acredito que ele será titular da seleção brasileira em alguns anos.

Fora os dois. Quem mais? Talento essa seleção tem. Philippe Coutinho já é jogador da poderosa Inter de Milão, mas fez um mundial abaixo do esperado. Falta cabeça para trabalhar esses jogadores. O Brasil cria muitos jovens talentosos, mas os descarta com a mesma facilidade. Peço cuidado para não desperdiçarmos um goleiro como esse Gabriel. E jogadores únicos como Oscar e Henrique.

Gostei do que vi nesse mundial. O trabalho de Ney Franco é muito bom. Admirável. Tomara que os outros profissionais que irão trabalhar com esses garotos não joguem tudo fora.

0 comentários:

Postar um comentário