Pages

terça-feira, agosto 16, 2011

Não “queimem” nossos garotos, por favor

Mano pede paciência. Mas até quando terão?
A pergunta que ronda a cabeça do brasileiro e apaixonado por Futebol é só uma: o que está acontecendo com a Seleção? Após 2002, onde tivemos um time sem constatações e com títulos, um mar de dúvidas, questionamentos, escalações certas, outras erradas, títulos e até uma coletiva onde um treinador ofende a imprensa. Esquecendo a parte que o nosso Futebol e a CBF são uma bagunça maior do que sua caixa de brinquedos quando você era criança, a explicação mais justa e cabível no contexto atual está na cabeça do nosso técnico Mano Menezes que já nos relatou isso. É óbvio, o Futebol brasileiro pulou fases.

Após a Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão, neste momento, encerrava-se uma fase da Seleção. Jogadores como Ronaldo, Rivaldo, Cafú e Roberto Carlos encontravam-se com certa idade avançada e já eram questionados até mesmo se jogariam a Copa do Mundo de 2006, e não envolvendo Rivaldo, todos os outros três citados estavam lá na Alemanha. E o que se viu não foi boa coisa. Também, após o Mundial de 2002, encontravam-se dois personagens de uma NOVA fase da Seleção brasileira: Kaká e Ronaldinho, ainda Gáucho. Junto com eles encontrava-se a geração de Robinho e Diego no Santos. Além das revelações de muitos outros, considerados “craques” naquela época, e atualmente estão voltando para o Brasil ou jogando em times de classe B na Europa (todos concordaram que existem exceções à regra).

Está fase relatada acima não foi bem aproveitada por nenhum dos técnicos que passaram pelo comando da amarelinha. Robinho é o único que encontra espaço para jogar no meio da “mulecada” atual. E agora, posso introduzir nós, torcedores, nessa conversa. A única coisa que vejo nos comentários de amigos e não-amigos são críticas negativas ao comando, jogadores, diretoria, ou seja, tudo sobre nossa Seleção. Os menos culpados são os jogadores e comissão técnica. Eles não tem culpa de que uma geração inteira foi queimada e não rendeu os bons frutos que havia encontrado. Temos que ver na telinha que são jogadores novos e com experiência internacional pequena. Não podemos cobrar de uma geração que há um, dois, três anos atrás estava jogando a Copa do Mundo Sub-20.

É por isso que aqui eu deixo o maior ensinamento do mundo para essa fase do nosso Futebol: PACIÊNCIA. A “mulecada” está fazendo o máximo possível para se adaptar rapidamente a esta transição recente que a Seleção está atravessando. E no fundo, penso que é isso o que o Mano quer dizer em todas suas entrevistas coletivas, mas se alguém ouvir está palavra novamente, matarão com palavras nosso treinador. Não sou um dos fãs de Mano, mas concordo com ele de que ninguém tem culpa neste momento, por conta dessa geração que não vingou em nosso Futebol.

0 comentários:

Postar um comentário