Pages

quinta-feira, julho 14, 2011

O tal do comprometimento

Maicon: talento e comprometimento
Comprometimento. Essa foi a palavra mais ouvida na gestão de Dunga na Seleção Brasileira. Batemos muito nessa tecla, dizendo que comprometimento não é tudo. Que faltava talento, que só vontade não bastava.

Curioso que um ano depois da Copa do Mundo, eu esteja aqui, novamente falando de comprometimento. Fomos alertados durante a semana pela declaração do capitão Lúcio. “O escudo na frente da camisa é mais importante do que o nome atrás dela”.

Seria aquilo um resgate do tal comprometimento. Mano Menezes resolve abraçar a causa. Coloca Maicon no lugar de Daniel Alves. Acho que em qualquer eleição de melhor lateral direito do mundo, vai dar o jogador do Barcelona em primeiro lugar. Concordo com isso. Daniel é melhor, mas lhe falta vontade.

Maicon mostrou que dedicação não lhe falta, nem talento. Um dos símbolos da Era Dunga, aliou bom futebol, com raça e com inteligência. Para mim, o melhor em campo, disparado hoje.

Que a atuação dele hoje seja um sinal para Mano e para todos os outros jogadores. Talento e comprometimento podem caminhar juntos. Maicon é a prova viva disso. Comentário de um amigo meu hoje. “A melhor mudança do Mano foi a que o Dunga estava careca de saber que era melhor”.

Comentário maldoso. Mas o que Mano descobriu hoje é que coisas podem ser aproveitadas do trabalho de seu antecessor. De resto na seleção, gostei da atuação de Robinho e de Pato. Não gosto de André Santos, mas ele foi bem hoje.

Preocupa-me falhas absurdas de jogadores que costumam ser seguros, como Lúcio e Thiago Silva. Além dos dois “frangos” que Júlio César tomou. Ramires está longe de convencer, faz partidas muito ruins. Só que Elano e Elias, seus possíveis reservas, não passam segurança.

Quanto aos meninos do Santos. Neymar marcou dois, Ganso deu mais uma assistência. Mas todos nós sabemos que eles podem fazer muito mais do que isso. E precisam jogar mais. Porque agora, que venha o Paraguai.

4 comentários:

Anônimo disse...

Brasil ridiculo, não merecia passar

Anônimo disse...

Neymar continua mal. fez 2 gols faceis, mas tá horrível

Antonio

Anônimo disse...

Ganso também horrivel

Antionio

Anônimo disse...

Como Sempre mandando bem nos textos pós-jogo.

"Daniel é melhor, mas lhe falta vontade."

Daniel Alves é um excelente lateral, disso eu não tenho dúvida e olha acredite, ano passado eu também tinha essa mesma opinião... Até os confrontos de Internazionale e Barcelona na semifinal do ano passado, mas hoje é uma comparação desnecessária, Maicon é um trator de lateral direito, um tremendo pulmão, defende como poucos e ataca muito, resumindo: É um lateral completo.

O que falta no Daniel Alves é saber defender melhor, prova disso é o confronto da Uefa Champions League do ano passado, quando Internazionale e Barcelona se enfrentaram na semifinal, toda as bolas para Pandev, Eto'o e cia, eram tudo nas costas de Daniel Alves e Maxwell, e a zaga Piqué e Puyol ficavam muito sobrecarregados, Maicon jogou demais os dois jogos, anulando totalmente Pedro Rodriguez.

Bom cada um com sua opinião é lógico, mas no meu ponto de vista, Maicon é um absurdo de lateral direito, principalmente dessa seleção, e como eu disse em postagens anteriores, ele não poderia ter começado como reserva.

Sobre o jogo, a seleção foi bem, só que o lado emocional dessa seleção me assusta, quando ela sofre o gol, ela fica abatida, isso não é normal, ficar abalada do jeito que ficou em uma Copa América, contra o Equador (que não é nada demais) devemos imaginar o que não aconteceria em uma Copa Do Mundo.

Tem alguns erros nessa seleção, Lúcio não parece mais aquele de 09/10 da Internazionale, depois dessa Copa América, não vejo problema algum do xerife deixar de vestir a amarelinha, foi um grande zagueiro, mas tem se mostrado um pouco decadente.

Ramires é bom jogador, mas Hernanes é dono dessa posição, assim como Hulk é substituto do Robinho e Marcelo é disparadamente melhor que André Santos, fora essas criticas feitas pela minha parte, cabe elogios a Ganso, Neymar, Robinho e Pato.

Esse (Ganso) é um jogador totalmente diferenciado, você ouve pouco o nome dele na narração, mais em um/dois toques ele define a partida, prova disso foi o passe que ele deu pro Neymar.

Quanto a essa joia do futebol brasileiro, aprendeu e parou de querer enfeitar, dribles sem necessidade e pouco objetivo nos dois primeiros jogos, aprendeu que quando a coisa aperta, faz o básico e ganha, é isso que o torna um jogador diferenciado.

E pra finalizar, Robinho e Pato, mostraram um bom entrosamento de Milan e isso prevaleceu hoje.

Mas não me iludo, precisam ser corrigidos alguns erros, precisa de mais estabilidade e lógico, mais comprometimento.

Pedro Mendonça

Postar um comentário