Pages

quinta-feira, março 10, 2011

Coração Tricolor

Você está surpreso com o desempenho do Grêmio depois que Renato Gaúcho assumiu o time? Explique-me seus motivos, pois eu não estou nenhum pouco surpreso. Quais são os meus motivos? História, tradição e até uma certa mística.

Vocês podem achar que isso é besteira, que história não ganha jogo. Realmente não ganha. Mas o time que não respeita sua história, não vai ter um grande futuro. O Grêmio, ao apostar em Renato, deu um grande passo para se tornar um time competitivo.

O currículo de Renato não era dos mais vitoriosos. Ele tem bons trabalhos no rio, especialmente no Fluminense. Mas nunca montou um time vencedor. Só que o respeito que os gremistas têm por ele é algo surreal. Respeito esse, que se reflete nos jogadores. O torcedor do Grêmio confia nas decisões de Renato e os jogadores correm por ele.

Foi assim que o Grêmio mostrou uma recuperação espetacular no Brasileirão do ano passado. É assim que o time já conquistou o primeiro turno do Campeonato Gaúcho e faz boa campanha na Libertadores. Um Grêmio que não tem o velho Renato Portaluppi no ataque. Mas que tem André Lima e Borges, transformados pelo treinador em peças importantíssimas. Um Grêmio que teve Jonas, outrora chamado de pior atacante do mundo, se tornando artilheiro do Brasileirão.

Renato saiu do tricolor gaúcho em 1987, voltou somente em 2010. Vinte e três anos se passaram e ele mostrou rapidamente que está em casa no Olímpico. Apesar de muito tempo de Rio de Janeiro, ele nunca deixou de pertencer ao Rio Grande do Sul. Carregou isso até no nome, Renato Gaúcho. O bom filho à casa torna. Afinal, Renato nunca deixou de ser gremista. Seu nome nunca deixou de ser gritado na arquibancada do Olímpico. Ele, nunca deixou de ser o ídolo maior do Imortal Tricolor.

Foto: Emanuele Spies

1 comentários:

Paulo Heitor disse...

Tava inspirado é? Belo texto...
Mas não mudou minha opinião sobre ele. Tosco, porém eficiente.

Postar um comentário