Pages

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Arbitragem já começa a manchar o Paulistão

Com apenas duas rodadas jogadas, a arbitragem já fez diminuir o brilho do Campeonato Paulista. O jogo foi Barueri e Palmeiras, em Presidente Prudente. Aliás um dia teremos que explicar para os nosso netos, que o time do Barueri é de Presidente Prudente.

O árbitro Fifa, Paulo César de Oliveira, influenciou diretamente no resultado da partida, que terminou em 2x2. Os torcedores do Palmeiras reclamam de três pênaltis. Honestamente, eu só achei um, mas os lances foram até discutíveis. Indiscutível foi o segundo gol do Barueri. No rebote do pênalti perdido, Tadeu, o mesmo que cobrou o pênalti, recebeu o passe de Marcelo Oliveira e marcou. Mas nitidamente, o atacante está em condição irregular, bem a frente de linha de jogadores que tentava pegar o rebote do pênalti.

Foi um lance básico de impedimento, um erro inaceitável para um árbitro tão experiente como Paulo César de Oliveira. Ele tinha visão clara do lance, mas por algum motivo inexplicável, não anulou o gol. O auxiliar Roberto Masseira, que estava na área para ver se a bola entraria ou se o goleiro se adiantaria, voltou para a lateral do campo, dando as costas para o lance, tentando virar o pescoço para ver alguma coisa. Foram erros infantis.

A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol afastou Paulo César de Oliveira por cinco rodadas e o auxiliar Roberto Masseira por três. Mas o afastamento dos dois não devolve os pontos que o Palmeiras perdeu, o que faz voltar a discussão do uso de recursos eletrônicos em benefício da arbitragem. Discussão delicada, mas algo tem que ser feito para melhorar.

0 comentários:

Postar um comentário