Pages

quinta-feira, junho 30, 2011

Dia 01, começa a 'peleja'

Dando ênfase ao nome proposto a este Blog, citarei os possíveis ‘destaques’ da Copa América deste ano. E ‘destaque’ não se restringe a golaços, jogadores que possam arrebentar e as seleções candidatas ao título. ‘Destaque’ é ‘destaque’, por isso, também, devo mencionar os prováveis papelões, os grupos mais complicados, os jogadores mais desconhecidos, curiosidades e a estrutura criada pelos argentinos para receber as demais seleções para o torneio sul-americano.

A competição mais antiga do futebol terá a sua quadragéééésima terceira edição. Dessa vez, serão 12 seleções divididas em três grupos de quatro integrantes. No grupo A, está a anfitriã Argentina, seguida de Bolívia, Colômbia e a convidada da vez: Costa Rica. O Brasil é o cabeça de chave do grupo B, que além dele, têm as presenças de Venezuela, Paraguai e Equador. Por fim, temos o grupo mais equilibrado do torneio: Uruguai, Chile, México e Peru. 

Pelo grupo A, destaco como favorita...a Argentina, que não deverá enfrentar grandes dificuldades para superar seus rivais. Já para os outros três países que compõem a chave, restará a luta pelo 2º e 3º posto.

Foto: Reuters
Neste grupo, teremos o prazer/desprazer de conferir alguns, digamos, 'destaques': o melhor jogador do mundo, Lionel Messi. A notável raça de Tevez. O poder ofensivo de Lavezzi. A zaga desorganizada da Argentina.Os passes inteligentes dos colombianos que foram campeões da Uefa com o Porto, Guarín e Falcão. O faro de gol do, ex-cruzeirense, Marcelo Moreno. As prováveis 'pixotadas' da Bolívia. E a seleção sub-23 da Costa Rica pegando entrosamento na Argentina.

Pelo grupo B, destaco como favorito...o Brasil, é claro. Venezuela, Paraguai e Equador também lutam por uma 2ª e 3ª vaga.

Neste grupo, o destaque fica por conta do quarteto mágico que Mano Menezes terá a honra de mostrar à América e ao Mundo. Ganso com seus passes geniais, Neymar com sua ousadia e alegria, Robinho com sua experiência e técnica e Pato, com a tremenda presença de área. Eles, junto com o espírito de grupo do comandante Mano, podem não levantar a taça, mas que vão resgatar o futebol bem jogado do Brasil, isso eles vão! 

Foto: Reuters
Pelo grupo C, acredito que o Uruguai, de Forlán, o México, de Giovani dos Santos e o Chile, de Alexis Sánchez, vão lutar ponto a ponto pela classificação. No final, eles podem lutar em vão, pois é bem provável que os três avancem de fase. Já o Peru, sem os 'astros' Farfán, do Schalke 04, Pizarro, do Werder Bremem, e Luis Ramírez, do Corinthians, vão enfrentar muitas dificuldades e provavelmente vão segurar a laterna do grupo.

Como disse, serão 12 nações. E, para avançarem de fase, as seleções terão que se posicionar em 1º, 2º ou até mesmo em 3º. Isso porque, na Copa América, os dois melhores segundos colocados também se classificam para a segunda fase. Em caso de igualdade em pontos, o desempate acontecerá a partir dos seguintes itens: saldo de gols, gols pró e confronto direto. Se o empate persistir, um sorteio testemunhado por representantes das seleções definirá a equipe classificada.

Na segunda fase, inicia-se a fase eliminatória. O conhecido 'mata-mata', mas que no caso da Copa América pode ser chamado de 'mata'. Em uma partida, caso não haja empate, é conhecido o classificado à fase seguinte. Mas se houver um empate? O vendedor sairá após uma prorrogação, e se persistir a igualdade, vai para a loteria dos pênaltis. Essa regra segue até a decisão.

Curiosidades:

- Após o rebaixamento e a consequente destruição do Monumental de Nuñez, por parte da torcida do River Plate, o estádio corre o risco de não ser o palco da final do torneio, como era previsto. La Plata ficaria com a missão de sediar a decisão da Copa América.

- Dos 13 países que já disputaram o torneio sul-americano, 9 já conquistaram o título.
Argentina: 14; Uruguai: 14; Brasil: 8; Paraguai: 2; Peru: 2; Bolívia: 1; e Colômbia 1.

-Apesar da Argentina ser a campeã no quesito sede e de conquista de título, ao lado do Uruguai, a seleção amarga 18 anos sem sequer um campeonato entre seleções principais.

Sedes: Buenos Aires, La Plata, Córdoba, Santa Fé, San Salvador de Jujuy, San Juan, Mendoza, Córdoba e Salta.

2 comentários:

Anônimo disse...

ótimo post!!

Espero que nosso "quarteto mágico", regido por nosso "mano"...hehehe...traga a taça e recupere um pouco de nosso "orgulho ferido" pelos resultados da última copa!!!

Guilherme Manuel Lemes disse...

Texto muito bom.

Na minha opinião com razão em tudo o que fala.

Tira todas as dúvidas em relação à competição e da boas referências ao que podemos esperar de cada seleção e jogador.

Só trocaria o México do Giovani dos Santos, pelo México do Chichario Hernandez. xD

Parabéns pelo excelente texto.

Postar um comentário