Pages

sábado, julho 17, 2010

17 de Julho de 1994: O Tetra do Brasil

"Partiu Baggio, bateu... acabou... acabou... É Tetra... É tetra..." É minha gente, há exatamente 16 anos, o Brasil vencia a Itália nos pênaltis, e se consagrava, pela quarta vez, campeão do Mundo de futebol. Relembrar esse momento é emocionante e inesquecível. O chute de Roberto Baggio para fora do estádio de Rose Bowl, em Los Angeles, nos Estados Unidos e a cena de Galvão Bueno aos berros, abraçado com o Rei Pelé, jamais sairão da minha memória. Era o fim de um jejum de 24 anos sem títulos mundiais.

Para muitos era uma Seleção chata, feia, que não honrava as origens do futebol brasileiro. Mas para um garoto, de dez anos, que acompanhava uma Copa do Mundo pela primeira vez, tudo era mágico. Não havia time burocrático que jogava apenas pelo resultado.

Lembro não aceitar ouvir meu pai dizer que Taffarel não era o maior goleiro de todos os tempos. E o Romário? Imaginem no ídolo que o baixinho se transformou na minha vida. Chegava a rezar para não crescer em altura física e ficar parecido com o nosso camisa 11. O problema é que Deus atendeu o meu pedido. E hoje, triste, tenho a mesma medida do Baixinho.

Até o nosso queridíssimo Dunga eu venereva. Era um capitão nato. Não gostava da calma de Raí. Minha empolgação era tanta após os pênaltis, que na comemoração quase caí da janela do terceiro andar do prédio onde moro. Não me contia de felicidade.

Aquela vitória nos Estados Unidos foi o fator essencial para que me tornasse completamente apaixonado por futebol. Com o passar dos anos assisti novas conquistas e fracassos do Brasil, mas nenhum deles foi tão marcante como o título de 17 de julho de 1994.

Veja abaixo o vídeo da emocionante conquista brasileira

0 comentários:

Postar um comentário