Pages

terça-feira, agosto 09, 2011

Zagallo: 80 anos de Futebol

Zagallo é um dos nomes mais vitoriosos do futebol
Mário Jorge Lobo Zagallo. 80 anos. Alagoano, criado no Rio de Janeiro desde os oito meses de vida. Sinônimo? Eis a resposta: Futebol. O que falar de uma pessoa que está a tanto tempo nesse meio. Desculpa o termo, mas o cara vive, transpira e respira futebol. Além de ter conquistado nada mais, nada menos do que quatro Copas do Mundo, sendo o maior ganhador da história do Futebol no Torneio. Mais outro feito conhecido, foi a primeira pessoa dentro do planeta bola a ganhar este título como jogador e treinador.

Meu deus, esse cara é bom. Como todos sabem, não o vi jogar. Alias muito de nós não o vimos jogar. Caracterizou-se por ser um dos primeiros pontas a voltar para o campo de defesa para marcar o adversário. Além de ter obrigado João Saldanha, técnico do Botafogo na década de 60, a escalá-lo como meia, pois Zagallo precisava estar no time, até mesmo como goleiro.

O que posso dizer então sobre Zagallo sem nem ao menos o vi jogar? Tudo bem, não o vi jogar mesmo, paciência. Mas o vi treinar, comandar, ENSINAR. Quando fala em qualquer entrevista, Zagallo não está simplesmente falando, está ensinando Futebol. Fala com uma paixão e com uma responsabilidade descomunal sobre o assunto. Sabe termos táticos, técnicos e linguagem dos “boleiros” como se tivesse absorvido o conhecimento de todas as pessoas que passaram ao seu lado no universo futebolístico. E acima de tudo, honra e cumpri com o seu dever perante o seu país, e graças a alguém, Zagallo nasceu brasileiro.

Finalmente, Zagallo, não sei se você irá ler, provavelmente não. Mas fica aqui a admiração e os parabéns pela carreira e pelos 80 anos de vida. Parabéns Velho-lobo, de toda a equipe do Destaque do Jogo.

Nas entrelinhas...

Outra pessoa importantíssima do Futebol pode ser lembrada aqui também. O narrador esportivo, Walter Abrahão faleceu ontem (08/08) em São Paulo. Grande locutor paulista, passou pela rádio Tupi, TV Tupi, SBT, e TV Manchete entre outras. Além disso, foi um dos jornalistas televisivos que estava na Copa do Mundo de 70. Destacou-se pelo seu estilo diferente de narrar os jogos de Futebol, criando vários termos durante as partidas. Por exemplo, foi Abrahão quem criou o termo “oxo” para os placares de 0x0 dos jogos. Com certeza, está em um lugar melhor do que aqui. Obrigado pela contribuição para São Paulo, para o rádio e para o nosso Futebol.

0 comentários:

Postar um comentário