A declaração acima foi dada por Muricy Ramalho na coletiva após a vitória do Santos diante do Ceará nesse domingo. Isso reabre uma discussão eterna. O que é mais importante, jogar bem ou vencer?
Lógico que o ideal é poder aliar os dois, montar um time encantador que vença partidas e campeonatos. Mas nem sempre isso é possível. Nas ultimas semanas o Santos fez aquela partida histórica contra o Flamengo. Ninguém é burro para dizer que o time da Vila não encantou naquela partida, mas perdeu. Hoje jogou mal, mas venceu.
Eu sou apaixonado por esse esporte. Gosto do futebol arte. Mas a resposta desse dilema sempre me pareceu tão óbvia. Futebol é um jogo, e como todo jogo, ganhar é o que importa. Perguntem aos torcedores do Santos se não gostaram dos três pontos que o time conquistou no jogo de hoje.
Os românticos falarão da Seleção de 82. O time de Zico que encantou o mundo e não ganhou a copa. Aquele será sempre lembrado. Aqueles jogadores viraram lenda. Mas aposto que eles preferiam ter vencido a Copa, mesmo que jogando um futebol pragmático.
Enfim, jogar bonito é importante, mas nem sempre é possível. Esse Santos já encantou em tantos jogos, já deu tantos espetáculos. Mas hoje fez mais do que isso. Hoje, o Santos voltou vencer.
1 comentários:
Vencer ou convencer? Eis a questão
Postar um comentário