Pages

domingo, julho 24, 2011

Os melhores da América

Diego Lugano: um dos símbolos desse Uruguai campeão
Faz muito tempo que o futebol não produz um time que emocione tanto como esse Uruguai. Me desculpem os “brasileirinhos” fanáticos, que acreditam que não existe futebol além das nossas fronteiras. Existe sim. E um grande futebol.

Sei que muita gente deixou de assistir a Copa América depois da eliminação brasileira, domingo passado. Só posso dizer uma coisa para vocês. Perderam um dos capítulos mais lindos da história da Copa América. Com certeza de todas as finais que vi, essa foi a que mais me encantou.

Sem essa de falar que o Uruguai só ganha na raça. Querem usar isso como desculpa? Querem se enganar? Tudo bem, mas quero ver falar isso vendo um Diego Forlán jogar. Vendo o craque da Copa América, Luis Suárez fazer o que vem fazendo nos últimos anos.

A raça não deixou de existir. Diego Perez é personificação dela. Que jogador espetacular. Um carrinho, perto da linha de fundo, para tentar evitar um provável tiro de meta para o adversário. Ele se jogou, salvou, levantou e jogou em cima das pernas zagueiro paraguaio. Ganhou o escanteio. Esse lance pode ter passado despercebido para a maioria das pessoas. Mas quem prestou atenção não vai esquecer. Eu não esquecerei. Diego Perez ganhou um fã depois dessa Copa América. Espero que os jogadores brasileiros tenham visto esse lance. Talvez eles tenham aprendido algo.

O título uruguaio não é uma exceção. Eles são umas das seleções mais vitoriosas do futebol. A maior quando o assunto é Copa América. Esse não é o capitulo mais bonito da história do futebol uruguaio. Mas é especial, transformou esses jogadores em heróis.  

Seleção do Uruguai que está acostumada a lembrar seus ídolos, jogadores que viraram mitos. O futebol faz parte da história do país. Eles sempre se lembrarão da geração de Pedro Cea, Héctor Castro e Pablo Dorado, campeões da Copa do Mundo de 30.  De Obdulio Varela, Juan Schiaffino e Alcides Ghiggia, campeões em 50. Assim como de Enzo Francescoli, Rubén Sosa e Daniel Fonseca, heróis das últimas conquistas uruguaias na Copa América.

A partir de hoje, também serão lembrados os jogadores dessa geração. Diego Forlán, Luis Suárez, Diego Lugano, entre tantos outros novos mitos do futebol uruguaio. Não tenho dúvidas em falar. A Copa América ficou nas mãos da melhor seleção. Merecidos campeões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aula de como jogar bola. Tanto tecnicamente quando no Amor Camisa

Anônimo disse...

Arevalo Rios também jogou muito né. E vai embora do Botafogo

Definitivamente, tem coisa que só acontece com o Botafogo

Antonio

Postar um comentário