Pages

terça-feira, março 08, 2011

"Beleza é fundamental"

“As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”. Frase imortalizada pelo grande Vinícius de Moraes. O que isso tem a ver com futebol? Tudo. É só adaptarmos a frase. Aqueles que jogam feio que me desculpem, mas beleza é fundamental.

É isso que o Barcelona nos mostra a cada partida. Faz de cada jogo um espetáculo. Todos os “músicos” da orquestra barcelonista são afinadíssimos. Xavi comanda como um dos grandes maestros da história. Iniesta passa pelos adversários como um toureiro passando pelo touro. E Messi, que parece estar dançando um tango de Gardel. Tendo na bola, sua companheira fiel, que ele guia pelo gramado com raro talento.

Quem assistiu Barcelona e Arsenal, esperava ver os dois times de futebol mais bonito da Europa. Não necessariamente os melhores times do continente, mas aqueles que mais encantam.

Quem assistiu Barcelona e Arsenal, se decepcionou com a postura do time londrino. Adepto do bom futebol, Arsène Wenger, se encolheu diante do Barcelona. Recuou assustadoramente seu time. Fez com que Nasri, melhor jogador dos Gunners na temporada, se limitasse durante boa parte da partida, a marcar Daniel Alves, que jogava quase como um ponta.

É triste ver um talentosíssimo Cesc Fábregas pouco criar ofensivamente. Afinal, quando você Fábregas correndo atrás de Mascherano é sinal que existe algo errado. É triste ver um promissor Jake Wilshere dar entrevista afirmando que para vencer o Barcelona, seu time precisava jogar sujo.

É triste ver um outrora encantador Arsenal, jogar praticamente só no campo defensivo. Correr durante toda a partida atrás do Barcelona. É triste ver um treinador abrir mão de sua filosofia de jogo. Filosofia, algo que o time catalão mantém faz anos. Ganhando ou perdendo, o estilo de jogo deles é o mesmo.

Comentários sobre o jogo. Na minha opinião, Van Persie não merecia ser expulso. Mas o pênalti em Pedro existiu. Assim como existiu o sofrido por Messi na primeira etapa e não marcado por Massimo Busacca. De qualquer forma o Barcelona mereceu a classificação. Seria extremamente injusto outro resultado. Pois, como disse o poeta. “Beleza é fundamental”.

Foto: atomicShed on Flickr

0 comentários:

Postar um comentário