Pages

segunda-feira, julho 12, 2010

Iniesta: De ídolo catalão a herói nacional


Antes do apito inicial do atrapalhado árbitro inglês, Howard Webb, todos esperavam um duelo especial entre os dois artilheiros da Copa: David Villa e Wesley Sneijder, ambos com cinco gols. Mas Iniesta e Robben roubaram a cena e foram os protagonistas da partida.

O espanhol se transformou no mais novo herói nacional, enquanto o holandês, no "vilão" vestido de laranja. Isso porque, em duas oportunidades claras, cara a cara com o goleiro Casillas, Robben teve a bola do jogo em seus pés e foi incapaz de concluir o lance com perfeição para dar o primeiro título mundial à Holanda.

Já Iniesta fez diferente. Quando todos já se acomodavam em suas poltronas para conhecer, pela terceira vez na história, o novo campeão do mundo por meio de penalidades, ele apareceu na grande área, sozinho, e a dez minutos do fim do segundo tempo da prorrogação, mandou para o fundo das redes de Stekelenburg, o lindo passe recebido de Fabregas.

Era o gol do primeiro título mundial da Espanha.

A taça ficou em boas mãos. A Espanha mostrou equilibrio entre todos os setores do campo e alcançou o seu objetivo. Não a considero dona do futebol mais vistoso do Mundial. Porém, foram os espanhóis os responsáveis pela queda da Alemanha - minha favorita - que vinha encantando a todos com suas sonoras goleadas.

Sobre o duelo dos artilheiros não há muito o que falar. Ambos estiveram abaixo do esperado. E como consolo para o carrasco brasileiro, na África do Sul, restou comemorar o prêmio de segundo melhor jogador da competição. Sneijder ficou atrás do uruguaio Fórlan mas à frente do campeão do mundo David Villa.

Creio que o espanhol não esteja se importando muito com esse resultado.

1 comentários:

Anônimo disse...

iniesta não joga nada (ironia)

Postar um comentário